17 meses de World of Warcraft

Agora que se aproxima uma nova era de World of Warcraft, com a chegada da expansão The Burning Crusade, parece ser uma boa altura para olhar para trás e pensar o que foram estes meses de jogo. 17 meses é muito tempo, mais tempo do que qualquer outro jogo que eu tenha jogado. E o que tenho eu para mostrar?

Alaessa vs Onyxia

Comecei as minhas aventuras em Azeroth, como gnomo warlock, nas montanhas brancas perto de Ironforge. Nessa altura, comecei a jogar com amigos meus (que entretanto se fartaram do jogo, ou deixaram de jogar por falta de tempo). World of Warcraft é um jogo que é fácil de começar a jogar, e apesar de não ser deslumbrante, é bonito. E aqueles momentos em que comecei a jogar e a explorar o mundo, em que tinha os meus amigos à distancia de um whisper e em que partilhava o mundo com eles, esses foram os melhores momentos. Acho que são aqueles de que mais tenho saudades. Desde aí, juntámo-nos a uma guild (infames Iron and Wine), e fizemos novos amigos com os quais explorámos os extremos de Azeroth. Não foi difícil chegar a 60 a primeira vez, fazer as instances a primeira vez (já nessa altura era difícil arranjar grupos), descobrir os cantos dos mapas todos era bastante divertido, e quer-se sempre mais. Jogar mais um bocadinho, subir outro nível, apanhar aquele item. Para muitos o sofrimento chega quando se está em 60. Deixa de haver sitios novos onde se pode ir sozinho, passamos a depender de outros e a fazer coisas em grupo. Grupos pequenos, grupos maiores, grupos mesmo grandes.

Não vi o jogo todo, é certo, mas acho que já não foi mau. Com a nossa comunidade (da qual sou lider da minha classe e por vezes lider de raids), inicialmente Iron Fist, e depois reformada para a actual Relentless, limpámos Molten Core e matámos o Ragnaros. Limpámos Zul Gurub e matámos o Hakkar. Limpámos as ruínas de Ahn Qiraj, matámos o Ossírian. Matámos a terrifica Onyxia (é uma chata :P) e o demónio Kazzak (é um mariquinhas…). Estivemos a dançar na cara do Nefarian. E foi divertido. Luta após luta, encontrar a estratégia para derrotar o monstro e conseguir após muito esforço (e raids de SETE horas). A vitória sabe bem assim. E é claro, existem os itens fofos para ganhar e ir mostrar para Ironforge.

Muita gente deixou o jogo entretanto. Sempre que alguém se ia embora, nestes últimos tempos, eu perguntava-me quando seria a minha vez. Cheguei a pensar em parar várias vezes, mas as responsabilidades para a comunidade e um ou outro in-game objective que aparecia… Pelo que ainda aqui estou. Enquanto me divertir… mas não quero deixar de fazer outras coisas.

Valeu a pena? Houve desilusões e tristezas, e muitas alegrias. Conheci muitos jogadores interessantes e divertidos. E a chamarem-me viciada… já conheci bastantes piores que eu. Acho que sim, valeu a pena. Vale a pena. E tenho expectativas em relação à expansão. Quero explorar de novo, nivelar de novo, encontrar coisas novas. Enquanto for divertido andarei por Azeroth e Outlands. Quando deixar de ser, partirei para outros mundos.

Deixe um comentário

Filed under World of Warcraft

Deixe uma Resposta

