A Filha do Capitão

Liberta do Sr. Norrel e do Sr. Strange, e de férias perdida algures no Algarve, pude retornar ao meu ritmo normal leitura, ou seja, muito depressa. O livro escolhido foi A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos, e simplesmente não o consegui largar.

A Filha do Capitão

A Filha do Capitão conta o romance nascido entre uma mulher francesa e um homem português deslocado para França aquando da Primeira Guerra Mundial, quando os lãzudos (os tugas) andavam nas trincheiras a combater os boches. Achei os detalhes do livro deliciosos (não literalmente…): as descrição de uma visita a Lisboa na viragem para o século XX, reconhecendo os nomes do Rocio, Campo Pequeno, Rotunda; o nascimento do Sport Lisboa e Bemfica (que na altura já tinha os seus jogadores roubados por um determinado clube de Alvalade); as expressões portuguesas e o ambiente nas trincheiras; as conversas filosóficas de um aspirante a padre e o seu tutor. O livro é rico no seu conteúdo histórico, assim como o são as suas personagens, tão vivas que poderiam ter existido realmente, e termos passado por elas, caso estivéssemos na zona na altura por que lá passaram.

Não é a primeira obra que leio do senhor jornalista José Rodrigues dos Santos, que tantos se habituaram a ver a apresentar o telejornal na RTP 1. O ano passado o meu namorado ofereceu-me o Codex 632, onde um professor de história é contratado por uma organização americana para descodificar a pesquisa cifrada dum investigador seu, falecido recentemente. Também gostei do Codex, da sua exposição histórica e conspiratória das origens de Cristóvão Colombo, apesar de não ter gostado da personagem principal.

Não será possível comparar directamente os dois livros, já que são de conteúdos completamente diferentes. O Codex 632 é interessante mas gostei muito mais de A Filha do Capitão, tem mais movimento, mais acção e não se foca totalmente num tema, como o livro anterior. Já aí anda o novo livro de José Rodrigues dos Santos, A Fórmula de Deus, certamente uma aquisição para a próxima feira do livro de Lisboa.

Deixe um comentário

Filed under livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s