Dia do Livro

Hoje celebra-se o dia Mundial do Livro (e do Direito de Autor, entre outras coisas,😉 ). Existem iniciativas e eventos por todo o nosso país e mais de 100 países para fomentar o gosto pela leitura, que aparentemente não está em moda em Portugal. Portugal é o país da Europa onde se lê menos, juntamente com Espanha e Grécia. Pudera, os países com mais sol!, a malta prefere ir para a praia torrar com os amigos do que ficar em casa a ler um livro. Claro que existem aquelas pessoas tristes que não se dão bem com o sol (tipo eu) , e para as quais um livro é melhor que ter areia branca a meter-se nos pés, ao som dum mar ondulante… bem, bom, bom, é ler um livro na praia.🙂

Desde pequenina que gosto muito de ler (bem, a partir do momento que deixei de pintar e rasgar os livros da minha mãe para começar a lê-los). Leio tudo, romances, policiais, ciêntificos, documentais, manuais de instruções de telemóveis, livros de regras de Dungeons & Dragons, manuais de japonês😉 . O ano passado foi fraco em termos de leitura, já que fiquei bloqueada com o Sr. Norrel, pelo que dos livros que comprei na passada Feira do Livro, ainda lá anda a Fortaleza Digital para ler. E hoje, o jornal o Metro ofereceu um livrito, à saida do metropolitano do Campo Grande (A Lenda da Aldeia de Carlos da Gama, leitura leve, talvez leve demais para os meus gostos… meh, lê-se).

Durante toda a minha vida os livros sempre foram grandes amigos e companhia, cheios de aventuras, mundos fantásticos, personagens estranhas. Suponho que passei a maior parte do tempo com o nariz num livro, ou a vegetar em frente à televisão. Foram tempos bem passados, mas agora, a chegar à crise dos 25 anos (um quarto de século, xii, estou a ficar mesmo velha…), pergunto-me se não desperdicei parte da minha juventude a ler as aventuras e desventuras de outros, quando devia ter vivido as minhas.

Pelo que fica o mote: não deixe os livros a apodrecer na prateleira, leia. Mas não se deixe apodrecer também.😛

Deixe um comentário

Filed under livros

Deixe uma Resposta

