Spellforce: The Order of Dawn

Na onda dos RTSs, a minha irmã pediu-me para instalar um jogo que já tinhamos jogado antes, mas não acabado (para variar…), o Spellforce. Um jogo que mistura estratégia com roleplay, com um ambiente mais de fantasia, em oposição ao tema do espaço do Starcraft (que eu não abandonei!, não tenho é muito tempo para jogar…).

Spellforce

O jogo tem um aspecto bonito, já tem uma certa idade, mas os gráficos não são maus (se não olharmos muito para jogos da nova geração, claro), e é simples de jogar. Não passei muito tempo de volta dele, fiz só o tutorial. O grande problema foi a novela que foi conseguir instalá-lo.

Spellforce screen shot

Claro que, já por aí anda o Spellforce 2, mas há sempre pessoas numa de “retro”, por iniciativa própria ou recursos informáticos limitados. Neste âmbito, como a minha lista de jogos tem sempre tendência para crescer antes de diminuir, continuando nos RTSs, tenho mais 2 na calha: o famoso Warcraft III (outro que nunca acabei, surprised?) e o Dragonshard (porque ando numa de querer tudo de Eberron).

A instalação

A primeira tentativa foi directamente dos cds, e falhou no segundo cd. Aparecia uma mensagem do anti-virus (AVG) a dizer que tinha encontrado um trojan no ficheiro CD2:binar.exe . Qualquer acção que fizesse, a instalação abortava nesse momento, ficando inacabada. Ora, inacabada quer dizer que não posso jogar.

Devo dizer que não prestei muita atenção ao aviso do anti-virus. Voltei a tentar, e desse por onde desse, não conseguia mexer naquele ficheirozito. Pensei que fosse defeito dos cds, e arranjei uma versão nova que corri directamente no disco. Deu a mesma coisa. Porque é que que aquele ficheiro parecia ter um trojan? De certo o jogo não traria um trojan, certo?

Pesquisei na net, nos foruns do jogo e outros em geral por alguma ajuda. Houve um sítio qualquer que dizia que era um problema com o AVG. Ok, boa, desistalei o AVG, instalei o jogo, que correu bem, corri o jogo: sucesso! Voltei a instalar o AVG e zás!, “ah, e tal, trojan”, e o jogo deixou de funcionar. Perfeito.

Tentei com outro anti-virus, o avast!, mas ele deu à mesma erro durante a instalação. A diferença foi que, deu erro mas permitiu-me ignorá-lo de modo a que a instalação prosseguisse. Quando corri o jogo, voltou a dar a mesma mensagem “trojan aqui”, e o jogo deixava de funcionar assim que deixasse fazer algo ao ficheiro.

Foi então que, enquanto me lamentava desesperada ao Sérgio, que ele se lembrou, “porque não metes nas excepções?”. Excepções de quê? Excepções do scan do anti-virus. E não é que funciona mesmo.

Não sei se o AVG dá para criar excepções, provavelmente dá (depois não o fui reinstalar), mas para uma instalação à primeira sugiro, por o ficheiro nas excepções (directoria do cd), instalar, por o ficheiro depois de instalado nas excepções também e voilá! Divirtam-se!

Agora se é mesmo um trojan… hmm… vamos não pensar nisso…

E fica também a dica em inglês, não venha algum não tuga aqui parar, desesperado com o mesmo problema.

How to install Spellforce: The Order of Dawn (in english and without all the drama)

If you are running any anti-virus with active scan, put the file ar.exe in the scanning exceptions of the anti-virus program (in the cd 2 directory: cd2:binar.exe, and the final instalation directory: games directorySpellforcear.exe), and the game should install and run fine.

4 comentários

Filed under jogos

4 responses to “Spellforce: The Order of Dawn

  1. Marcelo

    Só uma coisa… O meu problema nao é o mesmo k o teu , mas nao consigo resolve-lo.

    O meu irmao comprou-me este jogo na Alemanha, mas como vem em Alemao, eu nao consigo jogar.

    Há alguma possibilidade de alterar a linguagem para Inglês ?

    Obrigado desde ja !

  2. Marcelo

    Mesmo se nao souberem pelo menos digam-me k nao sabem para eu nao ficar na expectativa pfv…

    Obrigado

  3. Marcelo

    ahh … Ok muito obrigado

Deixe uma Resposta

