Dungeons & Dragons Online

Dungeons and Dragons Online

Já estava há uns tempos para experimentar outro MMO (uma vez que já não sou capaz de jogar World of Warcraft) e há alguns que permitem a possibilidade de jogar algum tempo à borla, nomeadamente este: Dungeons & Dragons Online. E apesar de ter encontrado um RPG interessante na DS esta semana, ainda ando com o bichinho de jogar D&D (ou D&D like), pelo que quando a instalação do Neverwinter Nights 2 falhou, vi a hipótese de instalar o DDO.

ScreenShot00007

Eu já tinha experimentado o jogo na Beta, quando ainda não estava pronto… mas nessa altura eu ainda jogava WoW, pelo que acabei por não jogar testar a fundo. No entanto, já nessa altura tinha reparado em alguns pormenores que tornam o jogo interessante.

Ambiente

As masmorras (em que estive) têm um aspecto detalhado, som ambiente a acompanhar, e “sabem” a Dungeons & Dragons. O DMText (texto que aparece em determinadas situações, revelando ou desenrolando a acção) faz pensar no verdadeiro DM que poderia estar atrás do screen a contar aquela aventura. Eu deixo-me envolver no jogo de uma forma que me assusto quando aparece meia-dúzia de Kobolds de trás de mim, ou quando, ao avançar para um cofre, despoleto uma armadilha (eu dei de facto um salto!) que começa a disparar jactos de “dano” (não faço ideia que tipo de dano era) contra mim.

As regras

Estão lá, mais ou menos. Eu só experimentei uma classe, o Ranger, e não funciona exactamente como no livro 3.5 (a nível 2 sou arqueiro e dual-wielder, não tenho que escolher uma das hipóteses). Tenho skills de spot, move silently, search. E vejo o d20 a rolar no combate. Mas neste aspecto, é mais um faz lembrar D&D…

ScreenShot00005

Aspecto

Não me venham dizer que o jogo é feio, porque não é. Não é nada super-hiper-maximo, o jogo está no ar há 2 anos, mas a partir do momento que começamos a ligar os efeitos nas opções o jogo fica bastante bonito, sobretudo dentro das masmorras.

ScreenShot00006

Gameplay

Eu não diria que começar a jogar DDO é como começar a jogar WoW… mas não varia muito. Podes criar uma personagem fazendo next, next, next, pelo que mesmo que não conheças D&D podes começar a jogar em 2 minutos. Tens o tutorial que te ensina os básicos, tens a missões para as partes mais específicas de cada classe. O combate é diferente, não é seleccionar o adversário e carregar 1, 2, 3, 2, 3, 2, 3 até estar morto. Podes bloquear golpes, podes fazer tumble para tentar desviar-te… a coisa fica bastante interessante com dois ou três adversários, tentares desviar e colocá-los de forma a não te rodearem. A inteligência artificial, não me pareceu nada de especial, quando te vêem, atacam-te. Eu tenho usado muito o stealth, porque tenho jogado a solo, pelo que se não me virem, levam uma seta na cara e morrem😀

ScreenShot00003

Na verdade, foi uma experiência bastante agradável, andei a fazer missões sozinha, safando-me mais ou menos bem. Algumas quests ainda me recordava da Beta, não mudaram muito, tirando que muitas agoras têm o modo “Solo” que permite que sejam feitas por uma pessoa sozinha sem suprema dificuldade. Mas isso também quer dizer que quase não vi ninguém em todo o tempo que tive a jogar. Bem sei que é tudo instanciado e que os servidores não são tão populados como em WoW, mas não se ve quase ninguém, tirando nas taverns e mesmo assim… É preciso ter em conta também que eu estava numa zona nível baixo… Todo o conteúdo ser soloable também não força as pessoas a começarem logo a fazer grupos, apesar de permitir que uma pessoa que começa a jogar sozinha não fica para ali parada à espera que o ecrã de Looking For Group funcione.

Eu passei uma tarde bastante divertida a jogar, fazendo quest após quest, matando montes de Kobolds, e andando pelos esgotos (que é o cenário para a maior parte das missões nesta zona). Mas senti-me um bocado muda porque não percebia muito bem os canais e como se fala com os outros jogadores, ou onde estavam os outros jogadores… Para ser D&D mesmo, falta o grupo, a party que parte para aventura, e ainda não consegui experimentar essa parte do jogo. Bem, ainda tenho mais 9 dias…

3 comentários

Filed under jogos, Roleplay

3 responses to “Dungeons & Dragons Online

  1. Leleu

    Ahh !

    eu comecei a joga hj ddo….

    mas to perdidããum x(

    ja fiz varias quests.. mas gostaria di sabê como pego equips..essas coisas:/

    sera q tem como mi da uma mão? >.<

  2. Pingback: A revolta do dwarf wizard « Paper Dragon

  3. Fellzinho

    nao da para jogar o jogo ……..:(”**shauhsuahsuashausausashauhsuahsu

Deixe uma Resposta

