Keep on the Shadowfell – Sessão 4

A saga do Keep on The Shadowfell continua enquanto o nosso grupo de heróis percorre as masmorras cheias de monstros e loot, or so they hope, nas mãos da terrífica DM (contenham o riso, vá lá), ou seja, eu. Desta vez já apoiados pelo “actual book”, Player’s Handbook.

The Amazing DM

Gameplay

Eu, como DM, não consegui fazer exactamente o que queria dos combates, quer na sala de tortura, quer o encontro nas barracks, com o chefe dos goblins, mas aí suponho que foi devido à minha n00bness como DM, e à esperteza dos players.

Também pudemos verificar o quanto é chato ter uns 10 monstros numa sala, e alguém se lembrar de lançar um sleep spell. Não só tens de rolar o ataque para cada um deles (antigamente terias o DM a rolar saves atrás do screen, provavelmente seria mais rapido), como depois tens de rolar saves para cada um no turno dos monstros. Valeu as minhas caixinhas de cores diferentes, verde para quem levou com todo efeito do spell, branco para os que ficaram apenas slowed. But it was a pain.

Também tivemos o nosso primeiro ding! level up de quarta edição. OK, são pregens e as escolhas já estão definidas, mas mesmo assim…

A história até agora – *SPOILERS*

Depois de um pequeno intervalo em que o grupo aproveitou para lamber as feridas, ouvem pequenos passos na direcção de um corredor, de onde se ouvem vozes de goblins. Mas a party espera que os goblins venham ao seu encontro, e ao não virem decidem seguir para o lado oposto.

Atrás de uma porta de onde vêm vozes de goblins entusiasmados deparam-se com uma sala de tortura, iron maiden incluída, e são de logo atacados pelos pequenos tipos amarelados e um gajo grande, de máscara de tortura, a esconder as suas feições de “goblin grande”. Entre o combate, ouvem a voz meio esganiçada vinda das jaulas de um goblin que torce pelos aventureiros. Encontram a chave da sua liberdade nos bolsos do torturador, Splug oferece informação sobre zonas da masmorra, apontando excitado no mapa que Magiuse lhe mostra, goblins aqui, monstros ali, Balgron, o gordo, o chefe, além.

Entre as várias opções, decidem ir ter com o chefe dos goblins, acompanhados do seu novo amigo goblin Splug, de short sword na mão e os bolsos cheios de rações bolorentas. Encontram dois goblins entretidos a jogar às cartas (“tap aos terrenos, dá 2 manas vermelhas”), que tocam um sino de alarme após um deles levar com uma dagger nos cornos. Depois disso surgem montes de goblins de trás das cortinas, mas a estratégia defensiva do grupo e um bem colocado sleep spell, permitem levar de vencida the goblin horde. Balgron fez a sua aparição, mas acabou por fugir de novo pelas tapeçarias pesadas que serviam de cortinas.

Seguiram-no para trás das cortinas, por uma porta, para uma sala… com mais cortinas. Pegaram fogo às cortinas, à espera que o goblin viesse a tossir cá para fora, mas apenas conseguiram encher a sala de fumo. Finalmente mandaram abaixo as cortinas para descobrir… que não estava ninguém do outro lado. Apenas uma cama e mesinha de cabeceira, no entanto Serjh conseguiu descortinar uma passagem secreta encrostada na parede. Dali desciam umas escadas, que terminavam noutra porta, as costas de uma passagem secreta no corredor de onde tinham ouvido vozes inicialmente. Mas de Balgron, o gordo, não viram vestígio.

6 comentários

Filed under Roleplay

6 responses to “Keep on the Shadowfell – Sessão 4

  1. 0i!

    Tenho lido alguns posts do teu blog e reparei que és uma jogadora viciada nestes jogos.

    (Apesar de nunca ter jogado nenhum tipo destes jogos gostava de o fazer.)

    Tenho reparado que o tabuleiro onde jogam parece ser feito em “casa” ou seja não é impresso por nenhuma marca de jogos ou é?

    Gostava de “criar” um jogo em casa para jogar com amigos.
    Existem algumas regras que possam guiar a criação destes tabuleiros?

    obrigado e boas jogatanas🙂

  2. Bem, a WotC tem uma série de produtos chamados Dungeon Tiles, que se podem usar como mapas. No entanto, acho mais fácil e útil ter uma grelha onde se pode desenhar qualquer sala. Eu fiz o meu, numa cartolina A2 branca, cortada em 4 partes (para ser mais fácil de transportar). A grelha consiste em linhas verticais e horizontais com cerca de 2.5 cm (podes fazer mais largo, isto depende do tipo de miniaturas e marcadores vais usar no teu jogo) entre si. Depois plastifiquei com plástico autocolante (daquele de forrar livros da escola). Voilà! Para escrever uso marcadores de white board (aqueles para os quadros brancos). Há quem use mesmo um quadro branco como tabuleiro (não sei se existem quadros com grelha), mas assim também funciona, e também é fácil de limpar.

  3. 0i!

    Obrigado pela resposta e pela a ajuda🙂

    A ideia de se poder escrever directamente no tabuleiro agradou-me🙂
    para já acho q vai servir (uma vez que gostava de ter um tabuleiro diferente para cada vez q s jogar).

    Gostava de usar os tais 2,5cm mas iria ser uma area de jogo enorme eu quero uma grelha de 80×80.
    como não tenho miniaturas (uma vez q sou eu q tou a contruir) as quadriculas vão servir só para anotações.

    Por acaso não tens mais uma ideia brilhante para as miniaturas como tiveste para o tabuleiro?🙂

  4. Eu fiz marcas (para usar debaixo das miniaturas/goblins, como se vê na imagem) em cartolina. Basicamente são duas pequenas tiras de cartolina com a largura da quadricula, dobradas de forma a encaixarem uma na outra. Suponho que davam para usar como “minis”, mas podes usar caricas, peças de Lego, aqueles bonecos do Kinder Surpresa (lol), anything goes, a imaginação é o limite🙂 .

  5. Pingback: Rescaldo do Keep on the Shadowfell « Paper Dragon

  6. Pingback: Game Day de papel e isopor | Diário do Dior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s