D&D Insider

Para aproveitar os últimos dias de preço reduzido, e já a pensar numa campanha de D&D a começar nos próximos tempos, fiz uma subscrição no D&D Insider (que ficou em cerca de 16 euros por 3 meses, um preço bastante acessível!). A subscrição deu-me hipótese de experimentar a última versão das ferramentas disponibilizadas no D&D Insider:

  • Character Builder
  • D&D Compendium
  • Revistas Dragon and Dungeon
  • Bonus Tools
Encontro com Rust Monster

Encontro com Rust Monster

Character Builder

Character Builder

Character Builder

O Character Builder é uma aplicação que corre em PC Windows (apenas) e permite construir um personagem em vários passos de modo a seleccionar raça, classe, ability scores, feats, skills, poderes, equipamento, background, etc. Pode ainda ser usado para subir de nível, providenciando o xp para o nível em questão, e também o gold para actualizar em termos de itens.

A grande vantagem é que o Character Builder agrega a informação relativa a raças, classes, poderes, feats, etc que saiu até ao momento (do update), estando todas as possibilidades à distância de um simples click. Já não é preciso folhear os livros à procura de poderes (quer em papel, quer em pdf) e outras opções para tornar a personagem naquilo que gostávamos mesmo de jogar. Neste ponto, creio que facilita imenso.

À saída da aplicação está uma character sheet preenchida com todas as opções que seleccionámos, em letra bonitinha. E não só, com ela vêm também cartões descrevendo os poderes da personagem, que facilita o jogo à mesa. Sim, porque tendo em conta a miríade de poderes à disposição dos jogadores, se fores à procura do poder sempre que quiseres usar, o teu PHB vai ficar gasto. E se tiveres poderes de 5 livros diferentes? Pois.

Yuri no Character Builder

Yuri no Character Builder

Há sempre o argumento que não vale a pena estar a pagar por uma aplicação que vais usar uma vez por ano para criar um personagem. Mas podes usar a aplicação para actualizar a personagem sempre que sobes de nível (aqui sofrem às árvores, se tiveres de imprimir uma nova versão cada vez que sobes de nível), mesmo que não a imprimas, podes enviá-la para o teu DM para ele actualizar a folha física que o DM guarda (nas campanhas que joguei, o DM guarda sempre as folhas, isto não é assim com todos os DMs).

A facilidade em fazer personagens pode também levar a sessões de fast play. Passo a explicar, imaginemos que o DM tem de cancelar uma sessão porque 1) não teve tempo para preparar nada de jeito ou 2) faltam vários jogadores, o DM facilmente agarra numa Dungeon Delve (há um livro só disso) e diz “Preparem personagens nível 7”, que os jogadores podem fazer no character builder. Têm tudo o que precisam para uma tarde bem passada e podem aproveitar para experimentar uma build ou classe completamente diferente da habitual.

Hoje em dia já existem ferramentas online onde podes importar a tua personagem, feita no Character Builder e mostrá-la a toda a gente e/ou usá-la para jogar directamente pelo computador.

Um exemplo: Character Sheet: Yuri – D&D 4E Character Sheet; iplay4e characters: Yuri online

Existe uma versão grátis do Character Builder que permite fazer personagens até nível 3 aqui.

D&D Compendium

D&D Compendium

D&D Compendium

Para quem já passou que tempos à procura do que significa ficar weakened ou como se faz um grapple/grab, o D&D Compedium é a luz ao fundo do túnel. É como se fosse o google do D&D, listando os conteúdos existentes em livros publicados e também das revistas Dragon e Dungeon. Foi bastante melhorado desde a versão inicial, tendo várias categorias de pesquisa (raças, classes, poderes) e filtros por categoria (filtrar por nível igual a 3 não faz sentido em todos os casos. É uma boa ferramenta para quem joga com acesso a um computador ligado à Internet, servindo de consulta rápida sempre que surge uma dúvida à mesa de jogo. Até tem stat blocks dos monstros!

Tendo reactivado a minha conta da RPGA, tentei fazer os novos testes de Judge para a quarta edição, e apesar de ter falhado (na primeira tentativa!) o D&D Compendium foi valioso para esclarecer muitas questões.

Estas duas aplicações deixaram-me bastante satisfeitas, mas há mais no D&D Insider. Ficam para um próximo post.

Deixe um comentário

Filed under Dungeons & Dragons, Roleplay

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s