D&D Insider – Continuação

Já tive a oportunidade de falar sobre o Character Builder e o D&D Compendium, duas das ferramentas à disposição dos subscritores do D&D Insider (pode ler isso num post anterior).

Dragon June Cover

Dragon June Cover

Dragon e Dungeon

As versões online das populares revistas Dragon e Dungeon têm vantagens e desvantagens face à sua versão em papel. Nas vantagens podemos indicar que os artigos vão saindo aos poucos, ao longo do mês, já estão em formato PDF e são livres de publicidade. As desvantagens… há sempre quem goste de folhear em papel, e para quem joga sem computador terão que imprimir as aventuras para as jogar à mesa.

Tendo em conta que eu não assinava as revistas “antigas”, não sei bem a diferença de preço, mas creio que estas ficam mais baratas e a qualidade mantém o mesmo nível, apesar da mundança de equipa . Outro ponto importante são os artigos de preview/play test que nos vêm mostrar conteúdos meses antes de saírem em livro (como aconteceu com os Warforged, Artificer ou Monk). E apesar de se fazer o argumento que estás a pagar duas vezes pelo mesmo conteúdo, eu acho que os previews e depois as actualizações de conteúdo no Character Builder e Compendium tornam os livros quase, se não mesmo, desnecessários. Será que não é possível jogar D&D tendo apenas o D&D Insider?

Futuramente vão sofrer algumas alterações de forma à Dragon ter conteúdo sómente e específico para jogadores, enquanto que a Dungeon vai ter continuar a ter conteúdo para DMs.

Bonus Tools

A Wizards of the Coast disponibilizou 3 pequenas aplicações utilitárias para os subscritores do D&D Insider, provavelmente numa tentativa de compensar as prometidas aplicações que ainda não estão prontas. As aplicações são as seguintes:

  • The Encounter Builder
  • The Ability Generator
  • The Monster Builder

São aplicações flash que se utilizam directamente do browser e fazem aquilo que o nome indica. Pequenas mas utéis, para planear encontros de monstros, ajudando a diminuir o tempo de preparação necessário ao DM.

As Aplicações em Falta

Quando foi anunciada a quarta edição foram também anunciadas uma série de ferramentas que compunham o D&D Insider, dessas apenas o Character Builder e o D&D Compendium estão operacionais neste momento. As outras, bem, não se tem ouvido muito sobre elas. Na verdade, elas já nem sequer aparecem nas páginas do D&D Insider. Se bem me recordo, havia o Character Visualizer, a Gaming Table, e uma aplicação para fazer Dungeons que seria compatível com a Gaming Table.

Novas Aplicações

Aparentemente existem novas aplicações na calha, que estarão prontas quando estiverem prontas. Adventure Tools, nomeadamente uma ferramente que permite canabalizar monstros existentes para mecanicas fixes para os teus próprios monstros.

Conclusão

Apesar da Wizards não ter conseguido providenciar todas as ferramentas que prometeu, há mais de ano e meio atrás, as aplicações que estão disponíveis, funcionam bem e são muito úteis para jogadores e DMs que jogam D&D 4E. Na minha opinião, só as revistas Dragon e Dungeon pagam a mensalidade que varia entre 6 e 1o dólares por mês. Eu pago 13 euros por mês para jogar World of Warcraft, afinal de contas. Assim sendo, tudo o que ganho a mais é um bónus. Tanto o Character Builder como o D&D Compendium são óptimas ferramentas para se ter quando se prepara um jogo, ou mesmo à mesa de jogo. Na verdade é tudo fixe, mas o que eu gostava mesmo era de poder usar estas coisas para jogar D&D… *sniff*

Deixe um comentário

Filed under Dungeons & Dragons, Roleplay

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s