Japanese Pod 101

Eu vou todos os dias de carro para o trabalho. Num dia bom, sem trânsito demoro 30 minutos para lá, 30 minutos para cá, 1h do dia em deslocação. Não há muito que eu possa fazer, à parte de ir a ouvir rádio (normalmente RFM) e aturar os tantans do café da manhã.  Mas eu sempre pensei que poderia fazer algo de mais útil com este tempo de viagem.
Quando eu ia de transportes públicos para o trabalho, levava um livro ou a Nintendo DS Lite (onde anda a minha Nintendo DS? ou mais importante, onde anda o carregador da minha Nintendo DS?), e aproveitava o tempo de viagem a ler, ou a jogar, ou a dormir. Coisas que não posso exactamente fazer quando vou eu a conduzir. Por acaso, cheguei a usar a Nintendo DS e o My Japanese Coach quando apanhava trânsito na ligação entre o IC 17 e o IC 16, mas desde que mudaram a entrada para duas faixas nunca mais apanhei trânsito.
Entretanto descobri um site, JapanesePod101 cheio de podcasts de lições de japonês que tornam as minhas viagens para o trabalho e do trabalho muito mais úteis e interessantes.

japanesepod101

O JapanesePod101.com disponibiliza vários níveis cursos online, sendo que cada lição é composta por um video ou audio podcast e pdfs de notas, vocabulário e kanji. Os podcasts são grátis, e quase todos os dias sai uma nova lição. O acesso aos pdfs e flash cards já requer uma conta a pagar, havendo dois modos: basic, o mais barato (entre 4 a 10 dólares por mês) e o premium (entre 10 e 25 dólares por mês, dependendo do modo de pagamento).
As lições audio são interessantes e divertidas. Apesar de já ter alguns conhecimentos de Japonês, comecei pelas lições de Beginner e todas as lições existe uma ou outra palavra nova para aprender, assim como explicações de significado de palavras e/ou notas sobre a cultura japonesa. Para além de subscrever às novas lições via RSS Feed, recebo e-mails com os vários passos a seguir no curso, desde por onde começar até a incentivos a efectuar um horário/plano de estudo semanal, que permite melhores resultados se for seguido a sério.
Em termos de ferramentas de estudo, para os utilizadores premium, o site disponibiliza flash cards para estudar o kanji e o vocabulário das lições. É possível guardar os kanjis e vocabulário que se quer estudar num repositório, revê-los quando se quer, e quando já está aprendido, removê-los da lista. Achei isto extremamente útil, e creio que ajuda muito a aprender.

Ao efectuar a subscrição no site para a FREE ACCOUNT, são oferecidos 7 dias de acesso ilimitado ao site, permitindo testar todas as suas funcionalidades.

Para mim, acho a subscrição Premium demasiado cara. O uso diário que dou do site não justifica tanto dinheiro por mês, pelo que me fico pelo pacote Basic. Sinto falta dos flash cards, mas pesa menos na carteira.
Para complementar o site, encontrei as seguintes ferramentas online (e grátis):

http://jisho.org – Dicionário Online (muito bom)
http://www.yamasa.cc/members/ocjs/kanjidic.nsf/MainPage?OpenForm – Dicionário Online de Kanji, inclui a ordem dos traços para escrever o Kanji (muito útil para aprender a escrever Kanji)
http://www.studyjapanese.org – Tem lições grátis e permite fazer os teus próprios flash cards de vocabulário e/ou kanji, para além dos já existentes no site. Aliás, podes fazer os teus flash cards e torná-los públicos para toda a gente poder usar.

Estou bastante entusiasmada por voltar a estudar japonês mais a sério. Os podcasts permitem-me tornar as horas de viagem em tempo de estudo útil, o que significa que, mesmo que não tenha tempo para estudar lições em casa todos os dias, oiço sempre 1h de japonês nas viagens entre casa e trabalho.

とてもうれしいです。

Deixe um comentário

Filed under Nihongo

Deixe uma Resposta

