Kate Daniels

Domingo à noite (ou deverei dizer por volta das 2h da manhã de segunda-feira) acabei de ler o livro Magic Strikes, da Ilona Andrews. Aproveitando enquanto o meu namorado estava a jogar Modern Warfare 2 na xbox 360, enrolei-me na minha mantinha no sofá, que mesmo assim não impediu que as minhas mãos gelassem, e devorei o último quarto do livro, correndo sempre para a próxima página. E adorei.

Magic Strikes
Eu gosto de Urban Fantasy. Gosto da ideia de magia e criaturas fantásticas se misturarem com a realidade, tendo até tentado escrever qualquer coisa nesse âmbito, sem muito sucesso, porque 1) sou preguiçosa, b) não tenho muito jeito e 3) acabo por ocupar o meu tempo com outras coisas. A S. emprestou-me os livros Magic Bites, Magic Burns e Magic Strikes, dos quais ela falava com bastante entusiasmo e com razão.

Num futuro não muito distante, quando a civilização se aproximava de um pico de tecnologia, heis quando a magia voltou, arrasando o mundo com ela. As pessoas não podiam depender dos carros, dos telefones, elevadores, telefones, todas as pequenas coisas que tornam a sua vida possível hoje em dia, tornaram-se instáveis. Tecnologia e Magia são eficazes em ondas, como marés, mas completamente imprevisíveis. Quando a magia está em cima, as pessoas deslocam-se de cavalo ou carros alterados para usar magia, quando a tecnologia está em cima, as luzes eléctricas acendem-se e os telefones funcionam.

A cidade de Atlanta, antes cheia de arranha-céus, agora encontra-se arrasada, visto que a magia não gosta muito de edifícios altos, atacando tudo o que é tecnologia.

Neste mundo há vampiros, que podem ser vistos a atravessar a rua, sendo controlados por Masters of the Dead, pessoas que usam a sua mente para controlar o que de outra forma seria uma máquina de matar selvagem. Não são vampiros bonitinhos à Twilight, quanto mais velhos são, mais os seus órgãos atrofiam, deixando apenas massa muscular cinzenta. The People são o grupo que domina o negócio dos vampiros.

Neste mundo há shapeshifters, lobisomens, gatohomens… é mais fácil em inglês, werewolves, werecats, wererats, todo o tipo de werepeople, que conseguem alternar entre humanos e animais, e algo no meio… a mudança é causada por um vírus, que permite que se curem muito mais rapidamente que uma pessoa normal, mas também pode causar que se tornem loucos (loups) e dêem uma de frenzied berserkers se não forem disciplinados. Eles formam The Pack.

Kate, a protagonista é uma mulher que esconde o seu passado e prefere a solidão, porque amigos e família podem ser usados contra ela. Ganha a vida como mercenária e tem tendência para se meter em todo o tipo de situações perigosas. Tem uma boca “grande” que a costuma meter em sarilhos. A atitude dela dá origem a situações de humor por toda a série (pelo menos até agora).

Em Magic Bites, ela envolve-se na investigação do assassinato do seu guardião legal, e cavaleiro da Order of Knights of Merciful Aid, envolvendo-se com The People e The Pack e muitos sarilhos. Este livro apresenta o setting de uma forma fantástica. Kate e os outros personagens são incrivelmente divertidos, e a autora descreve habilmente as cenas, incluindo bastante acção e sensação.

NÃO vou estragar os livros porque eu gostei imenso deles, sobretudo o Magic Strikes (o terceiro). O Magic Burns também é bom, mas a história é mais difícil de seguir, enrola-se um bocado lá pelo meio. Mas o crescendo para o final é excelente.

Magic Bleeds sai mais ou menos brevemente, e eu estou com um mau pressentimento que alguns dos elementos que eu gostei nos 3 primeiros livros vão sofrer um bocado neste. Estou a falar da relação entre as personagens… mas vamos esperar para ver.

1 Comentário

Filed under livros

One response to “Kate Daniels

  1. Pingback: Busy Bee – Parte 2 « Paper Dragon

Deixe uma Resposta

