Son of Khyber

Keith Baker traz-nos uma nova aventura de Thorn of Breland, Son of Khyber. Desta vez a agente especial dos Dark Lanterns de King Citadel de Breland tem como missão infiltrar-se na Casa Tarkanan, uma organização formada por pessoas de todas as raças com a particularidade de possuírem dragonmarks aberrantes. O livro segue a história depois de Queen of Stone, trazendo mais questões e personagens familiares.

Son of KhyberEu considero Keith Baker como o mestre de tudo o que é Eberron, seguindo sempre os seus livros com muita atenção. Sendo ele o criador inicial deste mundo fantástico, as suas histórias têm a capacidade de nos mostrar mais detalhes e pormenores sobre as pessoas que habitam Eberron, do que os livros de regras nos permitem perceber.

Em Son of Khyber, a acção passa-se nas ruas e torres de Sharn, sobretudo nas zonas mais baixas, como Khyber’s Gate. Quanto mais baixo se está em Sharn, mais escuro fica, não só em termos de luz, mas também no coração das pessoas. O que não quer dizer que não haja corações negros no topo das torres de Sharn…

A estrela da história é Thorn, Dark Lantern da Citadel, que é como quem diz, uma espia. Ela surge com uma aberrant dragonmark para tentar infiltrar-se no grupo dos Tarkanan, um gang criminoso cujos membros têm marcas aberrantes e são mal vistos pelo resto da sociedade, seja com superstição, maldição ou impureza de sangue das linhagens de dragonmarks das casas comerciais de Khorvaire (como por exemplo, Casa Cannith).

Quem conhece minimamente o setting de Eberron sabe que as dragonmarks surgiram na pele das pessoas de Khorvaire à cerca de 3000 anos e são consideradas como marcas da Profecia dos Dragões que anteriormente eram apenas encontradas em rochas, em padrões nos céus, etc. Padrões específicos nas marcas foram encontrados, dando origem às casas (marca de Making, marca de Passagem, marca de Warding, etc). Quando pessoas de linhagens diferentes misturavam o seu sangue, nos seus filhos por vezes surgiam marcas aberrantes, com estranhos poderes e que levavam a danos físicos e psicológicos. Hoje em dia, marcas aberrantes podem surgir em qualquer pessoa, até warforged, sendo considerado o toque da profecia ou de Khyber.

O livro é recheado de acção e personagens curiosas. A história de Thorn, e os mistérios que o primeiro livro sugere mantém-se nos dilemas internos da espia half-elf. Steel também está lá, a adaga consciente que por vezes tenta ser consciência da heroína e tenta mantê-la na missão. Em termos de exposição de locais e novos povos e raças, o livro é inferior ao primeiro, já que, afinal, a acção passa-se em Sharn ao invês de Droaam. Por outro lado, muito ênfase é dado à evolução de Thorn e à descrição de outras personagens, como indicado abaixo. É um bom livro, mas creio que não o melhor que o sr. Baker já nos proporcionou.

As surpresas (Atenção Spoilers!)

Son of Khyber é o nome do líder actual da casa Tarkanan. A história dá umas voltas até se apresentar, mas quando finalmente aparece temos um momento WTF!. Já tinha ouvido falar que este livro ligava à trilogia do Dreaming Dark, no entanto não fazia ideia que seria desta forma. O Son of Khyber é Daine! E com ele está Xu’sasar, a guerreira drow que os acompanha no último livro da trilogia, quando as suas aventuras os levam em viagens pelos planos (The Gates of Night). E até fazem referência a Lei! Para mim a história não encaixou muito bem, porque já não me lembrava muito bem do inicio do primeiro livro do Dreaming Dark, o The City of Towers (afinal o livro é de 2005!) mas agora revistas as coisas, até encaixa tudo bem.

Deixe um comentário

Filed under livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s